.jpg)
A partir da escolha da casa, passamos a pesquisá-la mais a fundo. Ela é uma construção de 1907 projetada pelo arquiteto Edgar Nascentes Coelho. Essa casa, que tinha originalmente uso residencial, é da Primeira Fase do Ecletismo com influências neoclássicas. Suas fachadas e seu volume foram tombados em novembro de 1994. Sua situação atual é de completo abandono. O telhado da edificação desabou e o que resta de pé corre o risco de ruir.
Após a análise da casa nos voltamos para a interpretação da vizinhança, que é marcada pela marginalidade. A Rua Guaicurus, é popularmente conhecida como a rua da prostituição, concentrando assim, um grande número de mulheres em situação de risco e vulnerabilidade. É importante ressaltar que essas mulheres vêm normalmente do interior para a capital e aqui vivem na maioria das vezes sozinhas e sem amparo familiar.
Surgiu então, a idéia de um projeto que alcançasse essas mulheres: uma casa de apoio chamada Casa Guaicurus.
Esse espaço, deveria ter características comuns de ambientes familiares. Desta forma preservamos ao máximo a planta original do projeto. Com isso queríamos remeter todas as mulheres que usam o espaço a pensá-lo como um porto seguro, assim como suas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário