Trabalhar corpo e espaço em um quadrilátero no hipercentro da capital mineira. Ocupar um local em que o vazio ou o desuso são características marcantes da paisagem, fazer com que ele adquira novos aspectos arquitetônicos, além de criar um personagem com o perfil de ocupante do espaço. Analisadas as propostas do trabalho, partimos para a escolha: encontrar um local com potencial para se tornar um futuro centro musical de referência para a cidade de Belo Horizonte. Observamos casas, prédios, lojas e praças pelo caminho; dos famosos botecos do centro à casas tombadas como patrimônio histórico. Na medida em que caminhávamos nos direcionando ao centro do quadrilátero, o perfil de espaço que procurávamos ia se distanciando graças às ruas largas e ao tráfego intenso de automóveis, passantes e comércio. Priorizamos áreas mais próximas as extremidades do quadrilátero, e um local se destacou com enorme aptidão ao nosso projeto, é ele a antiga biblioteca do curso de engenharia da UFMG, na esquina da Rua Guaicurus com Rua da Bahia, em frente à Praça Rui Barbosa.
Achamos o ponto ideal pelo fato de estar vinculado ao centro cultural da UFMG, por estar localizada em uma rua sem saída que poderia ser utilizada para trabalharmos de espaço externo sem termos com que nos preocupar com trânsito intenso, e também por estar à frente da Praça Rui Barbosa, um bom local para exposições a céu aberto.
O prédio, muito antigo, mas bem conservado, se tornaria o Complexo Chico Buarque, um centro musical direcionado àquelas pessoas que visam o intercâmbio musical e cultural através de aulas, oficinas, eventos e ensaios. Com um aspecto pedagógico da música, o potencial criativo das pessoas é revelado, e com isso outros pontos positivos da prática musical como: concentração, disciplina e raciocínio lógico.
O Complexo visa qualidade na prestação de serviços, atendendo desde a criança, que deseja aprender manusear algum instrumento, à pessoa idosa. O projeto consiste em salas de aula de vários instrumentos musicais, estúdios para ensaios de bandas, mini-palco para shows e apresentações, cafeteria com cyber, além de uma agência e escritório no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário