
Fachada

2º e 3º Pavimentos

1º Pavimento

1ºCroqui do projeto

Hotel São Critovão
Partimos da necessidade de vivência daquele local e propomos um complexo comercial com características tradicionais da cultura mineira.
O prédio tem dois pavimentos mais pilotis e terraço jardim, idealizado em estrutura metálica para obtenção de vãos maiores sem grandes vigas interferindo no ambiente. O pilotis foi pensado como uma forma de integrar as ruas que formam a esquina em que o prédio está localizado, possui uma praça central com espaços reservados a exposições e ao convívio. Está também localizada no pilotis a entrada para o Bar Gafieira Tradicional que tem a mesma altimetria da galeria e idealizado em laje nervurada com o propósito de permitir um grande salão sem interferência de pilares, com apenas 2 pavimentos, sendo que o segundo possui pé-direito duplo.
As lojas estão localizadas no primeiro e no segundo andar. São ao todo vinte e cinco de 36m² e duas com 40 m², medidas que podem ser alteradas pois todas serão feitas com gesso acartonado.
Essa proposta teve como finalidade atender aos questionamentos do grupo,em relação ao local, as pessoas que ali freqüentam e as impressões que pudemos constatar no período de realização da pesquisa de campo. Tivemos contato com a prática, vivência e experiência com o espaço urbano.
Apesar de fazer parte do hipercentro de Belo Horizonte, é uma área estigmatizada pelo seu histórico. Por isso encontramos dificuldades no ato de projetar, pois não era possível levar em consideração somente o produto mas toda a adequação à situação.
Diante da impossibilidade do local em assumir certas funções, como por exemplo residencial, tentamos agregar uma funcionalidade mais ampla que pudesse atender ao público de convívio da rodoviária e à população local.
Um comércio que traria vida e respondesse as questões levantadas como violência, abandono e exclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário