quarta-feira, 10 de março de 2010

Reconhecendo o hipercentro

Com intuito de estrearmos o exercício de aquecimento do trabalho integrado, iniciamos a caminhada pelo centro da capital mineira, com o objetivo de encontrar um espaço caracterizado como "objeto em desuso".
Numa primeira visita, percorremos a zona mais densa desta região, uma variedade de prédio e lojas sobrecarregavam a paisagem. De certo modo não só a arquitetura, mas o grande movimento e a diversidade no uso do ambiente dificultaram a percepção de todo o espaço percorrido.
Não satisfeitos com a primeira visita, retornamos ao quadrilátero focados no entorno da rodoviária, lá encontramos vários prédios que nos chamaram a atenção e começamos ali mesmo a pensar na funcionalidade de cada um.

Biblioteca da UFMG















A biblioteca da UFMG que esta localizada na esquina da Rua dos guaicurus com a Praça Rui Barbosa foi o primeiro prédio que nos chamou atenção. A princípio nossa idéia era implantar um centro cultural no edifício.

Hotel Itatiaia















O hotel Itatiaia esta localizado na esquina da Rua da Bahia com a Praça Rui Barbosa e queríamos aproveitar a estrutura para propor um hotel voltado para a Copa do Mundo, mas ao descobrimos a importância histórica do edifício para a cidade, resolvemos focar nossa proposta no contexto histórico-cultural que o hotel já possuía.

Restaurante e Diretório Acadêmico da UFMG















O edifício antes utilizado como restaurante e diretório acadêmico da escola de engenharia da UFMG localizado na esquina da Rua Espírito Santo com Rua dos Guaicurus despertou a atenção, o local hoje desativado poderia abrigar um bar, algo voltado para a arte e entreterimento.



Mesmo depois de tanta pesquisa nosso objeto de trabalho ainda não havia sido definido.

Nenhum comentário: