quinta-feira, 4 de março de 2010

Descobrindo o quadrilátero - Bambina

Demos início a nossa investigação urbana no encontro das avenidas Amazonas e Afonso Pena, região que possui movimento grande e bastante diverso. Seguimos através da Rua Rio de Janeiro e fomos até a Rua Guaicurus. Posteriormente analisamos a Av. Santos Dumont, as ruas Espírito Santo, São Paulo, e Caetés, completando quase que inteiramente o quadrilátero delimitado.
Não foram constados espaços vazios até chegarmos ao final do quarto (4º) quarteirão percorrido na Rua Rio de Janeiro, próximo à esquina com Rua Guaicurus. Percebemos que o edifício do Internacional Plaza Hotel não estava em funcionamento, exceto por um estacionamento pago em sua garagem. Por meio das pessoas que passavam no local, descobrimos que havia sido interditado há mais ou menos quatro (4) anos, por negligenciar impostos. O edifício se mantinha em relativo bom estado de conservação, porém notamos a falta de portas e outros acessórios, que provavelmente foram furtados por invasores.

Ao continuarmos a nossa caminhada, na Rua Guaicurus, nos depararmos com uma edificação eclética abandonada, que estava muito descuidada e até mesmo depredada. A entrada foi fechada por tapumes da prefeitura em uma tentativa frustrada de impedir invasões. Descobrimos com a vizinhança local que a casa é tombada pelo Patrimônio Histórico, porém ainda não foi restaurada.

O terceiro edifício a ser reconhecido como abandonado já era conhecido por nós e se situa na Av. do Contorno. Aparentemente sua construção nunca foi finalizada e, segundo informações de freqüentadores do local, descobrimos que sua obra foi embargada, pois possuía mais andares do que o planejado.
Ainda na Rua Guaicurus, descobrimos um antigo edifício pertencente à Santa Casa e que está em desuso. Ele aparenta estar recém restaurado, mas a reforma não foi finalizada. O prédio já apresenta pichações.

Apenas dois (2) quarteirões à frente, próximo à Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, observamos um grande galpão e o edifício onde ficava o Centro de Treinamento da fundação Christiano Ottoni também negligenciados.
Por último, já na Rua Caetés, identificamos onde situava o antigo prédio do laboratório central do INSS, que foi desativado.
Essas foram nossas primeiras impressões no hipercentro da cidade....

Nenhum comentário: