terça-feira, 4 de maio de 2010

Sustentabilidade

"Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais." (http://www.sustentabilidade.org.br/)Uma forma de sustentabilidade é a reciclagem, que está presente em nossa intervenção na medida que estamos usando como material a chapa de pet, e ela é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora.

Reciclagem específica do plástico:
  • Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.

  • Economia de petróleo pois o plástico é um derivado.

  • Economia de energia na produção de novo plástico.

  • Geração de renda e empregos.

  • Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados.

  • É altamente combustível, com valor de cerca de 20 Megajoules/quilo , e libera gases residuais como monóxido e dióxido de carbono, acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzóico. Esses gases podem ser usados na indústria química.

Chapas de PET

Nenhum comentário: