
Sobre Gerrit Thomas Rietveld
Nascido em Utreque na Holanda, no dia 24 de junho de 1888, Gerrit Thomas Rietveld, filho de um fabricante de armários trabalhou na marcenaria do seu pai desde os onze anos. Em 1917 criou sua própria marcenaria e começou a desenvolver novas formas para o mobiliário. Fez o protótipo da famosa cadeira “Red Blue” que incorpora a idéia do movimento De Stijl ao qual veio a se tornar um dos primeiros membros efetivos até a sua dissolução em 1931.
Foi colaborador de uma revista que circulou até meados de 1928 e que disseminava os ideais do movimento De Stijl. Neste mesmo ano rompeu com o grupo neoplástico e fundou o Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, o que expandiu mais ainda a sua fama pelo mundo.
Em virtude da recessão econômica do perído histórico da década de 30 conhecido como a Grande Depressão, procurou desenvolver móveis com componentes de fabricação mais baratos. Autor de projetos que foram destaques como o cinema Vreeburg e a residência com terraço desenhada para a exposição do Wernbund em 1932. Foi professor de Arquitetura em Amsterdam entre 1944 a 1955. Tornou-se mebro da Federação Holandesa dos Arquitetos em 1964 e nesse mesmo ano faleceu.
Cadeira ''Red Blue''
Nenhum comentário:
Postar um comentário