Cadeira pronta é hora da transformação. O objetivo era construir um novo objeto a partir do existente utilizando as peças do original. Começamos então a pesar, bolar estratégias, intervir na cadeira de modo que o objeto criado tivesse algo que remetesse ao anterior porem de maneira moderna e criativa.
Varias idéias passaram pela nossa mente: raque, armário, criado mudo e ate cadeira de rodas, mas todas elas ao serem executadas foram perdendo as características básicas da Easy Chair o que eu ia contra a proposta inicial do grupo.
Foi então que decidimos modificar a própria cadeira de maneira a melhorar o que já era bom, pensamos e chegamos a conclusão que o que mais faltava nela era um encosto para os pés, e a partir daí a idéia de construir uma espreguiçadeira foi ficando cada vez clara.
Decidimos manter as peças que formam o assento e o encosto, tendo que aumentar um pouco no tamanho do segundo para garantir o conforto da espreguiçadeira, os ângulos também foram mantidos e a peça que fica nos pés, essa criada pelo grupo é igual ao assento. Todas essas características mantidas remetem de imediato o observador a cadeira original, fazendo com que a intervenção não seja algo sem sentido e sem contexto.
Para que a peça fosse realmente confortável, através de um estudo ergonômico, mantivemos a parte inferior em paralelo com o encosto do mesmo modo como fez Le Cobusier na Chess-Long. Os braços inicialmente eram iguais o da cadeira inicial, mas visualmente não agradava o grupo.
Foi quando fizemos a primeira modificação nos braços, tornando-os vazados dando mais suavidade a espreguiçadeira, mas ainda assim a idéia de modernidade e leveza pretendida pelo grupo não tinha isso alcançada.
Em conversa com nossa orientadora Denise, chegamos a conclusão de que a intervenção precisava aparecer de forma mais clara e objetiva com mais detalhes mesmo sem perder a originalidade da cadeira. Foi quando implantamos no objeto uma estrutura toda em metal cromado e preenchemos seus vãos vazios, essa nova mudança foi primordial para dar um toque moderno e com a nossa cara a espreguiçadeira. Para ficar ainda mais confortável revestimos sua superfície com um tecido acolchoado.
O resultado final foi bastante satisfatório para o grupo, o dilema agora é resistir a não fazer e tornar real nossa espreguiçadeira!!!


Nenhum comentário:
Postar um comentário