segunda-feira, 3 de maio de 2010

A intervenção End Table (1923)

A proposta de intervenção sobre a mesa de Gerrit Rietveld, End Table (1923), levou o grupo a iniciar uma longa discussão acerca de como intervir de maneira eficaz na peça, sem que esta perdesse a sua identidade. Possuíamos várias ideias, como transformar a mesa em outra mesa ou em um objeto com função diferente. Optamos por realizar uma intervenção que modificasse a forma e a função, transformando assim, a mesa em uma cadeira. Para realizar a transformação, multiplicamos e cortamos peças de modo a satisfazer a questão estrutural e estética do objeto pensado.


Partimos para a criação de modelos, centradas na ideia de projetar um banco.
Primeiramente criamos um protótipo que fazia poucas referências à mesa Divantafeltje, já que sua composição estética (disposição das peças) não apresentava nenhuma relação com a peça original.


Nosso segundo projeto gerou um banco de forma simples e alongada, e que apesar de representar melhor o objetivo do grupo, não se adequava totalmente as nossas propostas.

Evoluimos a forma anterior para um banco mais elevado e com algumas mudanças, como no encosto, nos pés e na criação de uma área de apoio braçal no lado esquerdo. Apesar disso, a forma ainda estava pesada e complexa demais, já que haviamos cortado e multiplicado as peças de forma exarcebada.


A intervenção final idealizada pelo grupo resultou em um banquinho que atendeu as nossas expectativas plásticas e estruturais e que nos possibilitou preservar a madeira como material e as cores da peça original .



Maquete física da intervenção











Nenhum comentário: