terça-feira, 16 de março de 2010

Corpografias (cont.)



Discutindo a viabilidade dos edifícios selecionados, surgiu um interesse e uma forte identificação com o Edifício Cássio Pinto. Com traçado moderno espaços amplos e em boas condições para uma remodelação do espaço interno. Ao visitá-lo fiquei ainda mais emocionada, já ate visualizava as crianças dançando, as divisões dos espaços, onde seria cada coisa.

Meu entusiasmo era tanto que rapidamente contagiei minha irmã Flávia, recém formada em Arquitetura, logo topou o desafio e abraçou o projeto junto comigo. Avaliamos no edifício as possibilidades de ocupação dos espaços internos e suas respectivas divisões, de forma a atender o público almejado. Pensando nos grandes vãos decidimos que a integração das áreas do primeiro pavimento deveria ser priorizada, agregando várias ações em um mesmo local. Com uma biblioteca, dedicada somente a dança, que contara com videoteca e discoteca disponíveis aos alunos. Uma área para exposição, a secretária da escola, uma cafeteria, a recepção e ainda uma área destinada à pequenas apresentações, gerando um lugar interativo para aqueles que freqüentarem ou visitarem o espaço.

O segundo pavimento seria totalmente dedicado as salas de aula. Reorganizando o espaço conseguimos seis novas salas amplas, com boa iluminação e ventilação proporcionadas pelo uso do vidro nas fachadas e em aberturas no telhado, tornando- as apropriadas para qualquer tipo de dança.

Ao observar os pilotis notei que não havíamos planejado nenhuma função para aquele espaço, no entanto minha irmã muito empolgada com o Atelier de Dança e sua proposta de socialização da dança teve a ideia de ocupar esse espaço com exposições e/ou apresentações. Fazendo com que as pessoas pudessem estar em contato direto e pudessem interagir com as obras/ apresentações. Interação corpo e espaço, corpo no espaço! Levando conhecimento e cultura a todos possíveis. Para que esse conceito fosse se tornando realidade optamos por retirar as grades que cercam o edifício, liberando toda a área do pilotis, assim proporcionando uma relação mais forte e estável do edifício com as pessoas, a rua, a sociedade, a cidade.



Planta Pilotis



Planta 1° pavimento



Planta 2° pavimento


Nenhum comentário: